Por Will Nascimento
Antes de mais nada, começo dizendo que "Sou do vale do Jequi e não passo fome"*.
Atenção caros pedrazulenses e moradores do vale do Jequitinhonha, estão degradando a nossa imagem a preço de banana. A quem não entendeu vou explicar com mais clareza.
No ínicio da década de 70 uma pequena parcela , deram nos o título de "Vale da Miséria" que foi fortemente divulgado pela mídia e absurdamente aceito pelos moradores da nossa região. A partir daí, políticos, entidades e organizações vieram fazer o papel de "mocinhos" e oferecer "ajuda humanitária" aos "pobres sertanejos". Pura hipocrisia. O que muitos desses queriam (e ainda querem) é colocar seu projeto de "responsabilidade social capitalista" sobre as nossas custas. Ou seja, continuam dando - nos esse título deplorável por que é o que estão garantindo o sustento deles.
E o que nós, moradores do vale temos feito diante dessa situação? Nada. Simplesmente aceitado de boca calada as pobres migalhas que estão nos sendo jogadas.
Em Pedra Azul, a situação não é diferente. Uma parcela de cristãos "De alma pura", estão usando de uma política assistencialista para com o nosso povo com o intuito de ajudar "uma pobre cidade do vale".Novamente hipocrisia. Em troca estão exportando nossas mazelas e deficiências para São Paulo e região para mostrar que são "almas caridosas"
Falar que somos o o vale da miséria, é o mesmo que dizer que o Rio de Janeiro é a cidade dos traficantes e esquecer dos trabalhadores que suam todo dia na cidade maravilhosa, é o mesmo que dizer que Brasília e o paraíso dos corruptos e não lembrar dos pais de família que ali trabalham sem se envolver na máfia da politicalha.
Cuidado, não deixem que calem sua boca com um simples punhado de farinha!
*Título de uma comunidade no orkut.