Franciscópolis realiza I Conferência Municipal de Juventude

01/09/2011 13:32

Por Neltinha Oliveira, Verany Luziana e Renata Morai

s

No dia 25 de Agosto realizou-se a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude da cidade de Franciscópolis, que aconteceu na Quadra Municipal de Esportes.

A Conferência teve como lema: "A juventude conquistando seu espaço e deliberando suas prioridades" e como grito "Juventude Atitude".

Toda a juventude franciscopolitana foi convidada e contou com a presença dos alunos dos turnos matutino e vespertino da Escola Estadual Maria da Silva Rocha, incluindo ensino fundamental e médio.

O evento teve início as 7:00 horas com o credenciamento e o café da manhã, as 9:00 horas foi feita a abertura oficial por Neltinha Oliveira e a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Freitas.

Em seguida Adelson de Souza Santos, mestrando em educação, palestrou sobre o tema Educação de Qualidade, Alessandro Gomes, enfermeiro, falou sobre Prevenção de DST’s e Planejamento Familiar; Vida Saudável e Políticas sobre drogas, João Ferreira, pedadogo, discussou sobre o tema Diálogo com o Governo e Convivendo com as Diferenças e Bruno Vilela falou sobre Acesso a Cultura e Conexão.

Após as palestras foram formados cinco grupos onde cada um discutiu acerca dos temas:

Grupo 01: Educação, Trabalho e Renda;

Grupo 02: Juventude Rural, Livre Associação e Mobilização Social;

Grupo 03: Cultura e Esporte;

Grupo 04: Juventude Meio Ambiente e Saúde;

Grupo 05: Diálogo com o Governo;

Durante o almoço houve um momento cultural com danças de psy e free step e música ao vivo voz e violão com Samuel Ferreira, Neltinha Oliveira e Helen Fernandes.

No período da tarde os grupos discutiram e apresentaram suas propostas e por votação foram escolhidas as prioritárias que serão encaminhadas à Conferência Estadual.

Entre todas as propostas, as mais cogitadas foram a criação do Conselho Municipal de Juventude e a criação de espaços de cultura, esporte e lazer tanto na área urbana quanto rural.

Em seguida foi feita a votação para a escolha do delegado representante da sociedade civil. Candidatou quatro jovens ficando eleito João Lúcio Frois Simonelli sendo que Neltinha Oliveira foi a delegada indicada pela Comissão para representar o poder público. As jovens Verany Luziana Ferreira e Renata Morais foram eleitas delegadas suplentes.

Após a votação de delegados foi feito o encerramento da conferência pela comissão organizadora.

Na reunião de avaliação da conferência que aconteceu no mesmo dia foram colocados pontos importantes como por exemplo o que deu certo e o que não deu certo.

Segundo João Ferreira “não temos que avaliar se a conferência foi boa ou ruim, até por que esse resultado não depende da comissão e sim do público do evento. E no meu ponto de vista foi uma experiência muito positiva. Conseguimos identificar muitos jovens com interesse e que querem engajar com os movimentos pela luta política para a juventude. Temos agora que reunir essa galera e a cada dia ir ampliando esse grupo e consequentemente os nossos ideais. Formar o Conselho da Juventude, criar espaços constantes, como fóruns, seminários, congressos para discutir política para o jovem e ano que vem teremos uma conferência muito mais produtiva onde as pessoas vão dialogar com mais conhecimento enriquecendo a discussão. Por que para muitos jovens a conferência é algo muito novo, não temos a costume de estabelecer esse diálogo político com a juventude. A I conferência foi um grande ponta pé inicial.”

 

Fonte:https://jovenscomunicadores.ning.com/