Boca no Trombone: Fórum das Juventudes de Pedra Azul: O movimento de mãos dadas
Por Natália Santos e Laísa Lopes
Criado em 19 de Dezembro 2011 o Boca no Trombone -Fórum das Juventude de Pedra Azul, traz um nova perspectiva para o movimento juvenil Organizado do município.
A instituição reúne três entidades que desenvolvem trabalhos nas áreas da articulação, participação e mobilização juvenil. Visando a socialização das mesmas, o Fórum surgiu para facilitar a troca de experiências, informações, habilidades e recursos entre as entidades representadas pelas Juventudes do município. O Boca no Trombone tem por objetivo ainda, propor e realizar ações de comunicação social, formação social, prevenção da saúde, promoção de políticas públicas da saúde, educação, esporte, lazer, cultura e assistência social voltadas para a juventude.
Depois de algum tempo acuados e suprimidos, os grupos juvenis estão aos poucos reativando a “briga” pela inclusão do jovem na formulação de Políticas Públicas. Segundo Glaubert Gomes de Souza, Responsável técnico da Comissão Jovem do Programa Prazer e Paz e um dos líderes do Fórum, O movimento das Juventudes do município de Pedra Azul ou mesmo regional sempre existiu, embora mais potente, organizado e impulsionado pelo movimento cultural nas décadas de 60, 70 e 80, hoje o movimento juvenil atravessa um momento ímpar ”A faísca da juventude foi novamente lançada e o momento é mais que oportuno para a construção de um novo paradigma de mobilização social das Juventudes em nossa região”, afirma.
Fazem parte do Fórum, a Companhia de Teatro Artvale, a Comissão Jovem do Programa Prazer e Paz e o Grupo Vida de Protagonismo Juvenil. O trabalho das mesmas podem ser conferidas pelo sites: https://ciaartvale.webnode.com.br/https://www.cededica-vale.com.br/grupo-vida.html