Blog

Sou o futuro do pais, mas o que sou agora?

18/08/2011 11:59
Por Will Nascimento
 
 

Durante  séculos, a infância e juventude levam o rótulo de "o futuro do planeta", os responsáveis por continuar "girando a velha roda do mundo".

Mas pensemos de um lado pessimista: E se o amanhã não vier? O que seremos para mundo? Um erro de previsão do grande vidente, o capitalismo?

A juventude das décadas anteriores com certeza fizeram estas perguntas e  concluíram que não podiam ficar parado diantes deste questionamentos. Desta conclusão nasceu milhares de movimentos jovens.

E a nossa geração?

Simplesmente temos aceito esta tarja e deixado que sejamos apenas uma esperança. Entregues ao grande espetáculo do capitalismo,estamos pouco a pouco perdendo a nossa identidade pessoal, cultural e política. Em contrapartida, nossos governantes esperam a chegada da "boa nova" para investir em políticas públicas para juventude.  Não dar pra construir um futuro, se não temos um presente sólido.

Tenho rodado o Vale do Jequitinhonha e visto eclodir Cartas, termos de compromissos e manifestos elaborados pela juventude para cobrar dos governantes, propostas pra melhoria de vida da infância e juventude. Mas creio, que apesar de ser um grande avanço, só estes não basta. É preciso ir além.

Muito mais que propostas  é preciso relembrar ao mundo nossa condição de seres humanos e cidadãos do hoje. Lembrar que não precisamos mais de definições, de tarjas, nem de rótulos, (Aos marketeiros de plantão). Nós precisamos é de liberdade de expressão (e aprendermos a usá -la também) e fazer valer os nossos direitos.

Se "O sonho acabou" é preciso evitar que aconteça isso com os nossos ideias.

AVANTE JUVENTUDE!!!!

NÃO ESTAMOS PEDINDO ESMOLA!!!

18/08/2011 00:00

Por Will Nascimento

Blog de williamnascimento :William Nascimento, NÃO ESTAMOS PEDINDO ESMOLA!!!

Antes de mais nada, começo dizendo que "Sou do vale do Jequi e não passo fome"*.

Atenção caros pedrazulenses e moradores do vale do Jequitinhonha, estão degradando a nossa imagem a preço de banana. A quem não entendeu vou explicar com mais clareza.

No ínicio da década de 70 uma pequena parcela , deram nos o título de "Vale da Miséria" que foi fortemente divulgado pela mídia e absurdamente aceito pelos moradores da nossa região. A partir daí, políticos, entidades e organizações vieram fazer o papel de "mocinhos" e oferecer "ajuda humanitária" aos "pobres sertanejos". Pura hipocrisia. O que muitos desses queriam (e ainda querem) é colocar seu projeto de "responsabilidade social capitalista" sobre as nossas custas. Ou seja, continuam dando - nos esse título deplorável por que é o que estão garantindo o sustento deles.

E o que nós, moradores do vale temos feito diante dessa situação? Nada. Simplesmente aceitado de boca calada as pobres migalhas que estão nos sendo jogadas.

Em Pedra Azul, a situação não é diferente. Uma parcela de cristãos "De alma pura", estão usando de uma política assistencialista para com o nosso povo com o intuito de ajudar "uma pobre cidade do vale".Novamente hipocrisia.  Em troca estão exportando nossas mazelas e deficiências para São Paulo e  região para mostrar que são "almas caridosas"

Falar que somos o  o vale da miséria, é o mesmo que dizer que o Rio de Janeiro é a cidade dos traficantes e esquecer dos trabalhadores que suam todo dia na cidade maravilhosa, é o mesmo que dizer que Brasília e o paraíso dos corruptos e não lembrar dos pais de família que ali trabalham sem se envolver na máfia da politicalha.

Cuidado, não deixem que calem sua boca com um simples punhado de farinha!

*Título de uma comunidade no orkut.

 

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.

VISITE A REDE DE JOVENS DO SEMIÁRIDO!

 

juventude, Diálogo e participação

htpp://jovenscomunicadores.ning.com